segunda-feira, 18 de julho de 2011


BAYLÃO DISCUTE NA CÂMARA A REALIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO


A área da educação é prioritária para o desenvolvimento da pessoa e da sociedade em geral. Os nossos administradores sabem que para atingirem o grau de desenvolvimento social que democratiza a qualidade de vida e qualifica os cidadãos para as demandas do país, passa pelos investimentos na educação.
Contudo, penso que o grande potencial da educação são os professores. Hoje, é unanimidade que a educação precisa melhorar, mas as soluções têm sido apresentadas pelos que não são os protagonistas do ensino. Os verdadeiros protagonistas, os professores, têm ficado apenas com os ônus.
Apesar do que vem acontecendo com a sala de aula, tem-se produzido qualidade de ensino graças ao professor. Mas isso não tem sido entendido por aqueles que indiretamente participam da educação.
A solução para melhorar a educação, evidentemente, passa pela prática de um projeto pedagógico que envolva e atribua à comunidade responsabilidades conjugadas com o trabalho do educador, tendo como protagonista de sua elaboração o professor.
A escola recebeu da sociedade funções não cabíveis aos professores, mas a outros profissionais e instituições, como a família. Mesmo assim, o professor vem construindo a qualidade de ensino. Porém não é possível solucionar as demandas que estão fora de seu alcance.
Nesse contexto, proponho a realização bianual da Conferência Municipal da Educação para ouvir, principalmente os professores, a sociedade civil organizada e os administradores da área, para juntos proporem novas medidas de melhoria e traçar metas e diretrizes para a política educacional no Município, definindo prioridades, estratégias, ações e ferramentas pragmáticas para o trabalho de sala de aula. Construir um projeto em que a sociedade ganhe ciência da sua participação e responsabilidades.

Nenhum comentário: