quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A CAMPANHA

A campanha eleitoral de 2008 começou em 06 de julho e terminou com a votação em 05 de outubro.
Desde o início do ano os grupos se articulavam para as possíveis coligações. Eram cotados os nomes de Dito( PSDB), do Gonzaga (PV),D.Merry (PTB) e José Mazoti(PSB).
Nos últimos dois meses que antecederam as convenções, a tendência foi a disputa entre dois grupos, formados pela situação, tendo candidato Dito Mazoti e o outro de oposição, apoiando o candidato Gonzaga.
As convenções de julho confirmaram os dois grupos e indicaram Rubinho do PTB para vice, na chapa de Dito Mazoti e Oscar Naufal, na chapa de Gonzaga.
O partido do PT só se definiu na convenção de 28 de julho, quando chegou com três correntes de pensamento entre as lideranças. Entre a tendência o calegari, o Poy e Dinorá Defendiam a composição com a situação. Outra tendência pregava a independência e não aceitava coligação com nenhum dos grupos, preferindo a candidatura própria. Eram defensores dessas idéias o Trento, o Geraldo Bolsoni, o Neno e Roberto Naufal. E por fim, o Baylão, o Maurício e o Carlos Alves eram pela coligação com a oposição. Tendência que saiu vencedora.
A convenção ratificou a composição majoritária com PV do Gonzaga, indicando Oscar Naufal para vice. Também integraram a coligação o PSDC, PSC e o PCB. Nas proporcionais, foram eleitos três representantes petistas: Jéssica Leonel,Geraldo José Trento e Antonio Baylão Filho.
Após ser eleito, o Professor Baylão iniciou sua campanha, negociando a coligação proporcional com o PV, fato que se consumou.
Durante a primeira quinzena de julho, Baylão se dedicou ao fechamento de notas e conselhos escolares. Iniciando com força sua campanha na segundo semana de julho, quando elaborou um panfleto informativo, organizou um grupo de apoio, fez visitas de casa em casa com o candidato a prefeito, vice e outros vereadores.
Durante o mês de agosto, passou a fazer campanha descolada dos candidatos da coligação, visitando amigos, filiados, famílias conhecidas e parentes. Procurava estar sempre acompanhados de apoiadores. Valorizou os programas de rádio, os comícios e panfletagem.
Na reta final da campanha, colocou texto no jornal, carro de som na rua, com fala e jingle e repanfletou toda cidade.
Em 05 de outubro de 2008, o Professor Baylao foi eleito vereador com 371 votos, numa coligação de treze candidatos que juntos fizeram 3665 votos, elegendo dois vereadores.

Nenhum comentário: