domingo, 20 de setembro de 2009

VEREADOR BAYLÃO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA COM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Vereadores pedem a secretário volta do atendimento 190

Os vereadores Antonio Baylão Filho (PT), Celina Masson (PMDB) e Edcarlos Pereira dos Santos (PV) solicitaram ao secretário de segurança pública do Estado de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, que o atendimento 190 volte a ser feito em Bariri. As chamadas ao serviço da Polícia Militar (PM), em toda a região, foram centralizadas em Bauru.O grupo, acompanhado do prefeito de Jaú, Osvaldo Franceschi (PV), deputado Roberto Massafera (PSDB) e outros 15 vereadores da região participaram de uma reunião com o secretário Ferreira Pinto na última terça-feira, dia 15, na própria secretaria, em São Paulo. A solicitação atende a pedidos da população dos municípios de Bariri, Bocaina, Itapuí, Dois Córregos, Barra Bonita e Jaú. A principal reclamação é quanto à demora para prestar o atendimento. Baylão afirma que uma escola estadual de Bariri precisou da PM e que demorou cerca de 40 minutos.No entanto, segundo o secretário de segurança, a solicitação não será atendida. Ele disse que a mudança é irreversível, que o investimento nas centrais de atendimento foi alto e que ainda é muito cedo para avaliar se a alteração foi positiva ou negativa. Acrescentou que somente estatísticas poderão revelar o resultado.Baylão, Celina e Edcarlos afirmaram que já está pré-agendada uma reunião com o governador José Serra para tratar do mesmo assunto. A data ainda será definida. Acrescentaram que há um abaixo assinado com 150 mil assinaturas para que o serviço volte a ser feito diretamente nos municípios.Eles aproveitaram também para visitar a Assembléia Legislativa e fortalecer laços com deputados de seus partidos.
Aumento no efetivo
Na mesma reunião, os vereadores de Bariri pediram ao secretário Ferreira Pinto aumento no efetivo da Polícia Civil (PC). O secretário foi bastante objetivo e disse que o pedido não será atendido.Justificou que a mudança das escoltas (veja matéria nesta edição) da PC para a PM tem como objetivo aliviar o trabalho da PC e permitir o melhor andamento das investigações.
Escola de soldados
O prefeito de Jaú, com apoio de todo o grupo, solicitou ao secretário uma Escola de Formação de Soldados. Este foi o único pedido que o secretário demonstrou a possibilidade de ser atendido.Ressaltou que concursos para contratação de policiais militares e civis estão abertos, mas que cerca de 3 mil soldados são formados por ano para atuar na PM e que a mesma quantidade pede afastamento. Por isso, a quantidade de profissionais é mantida e a atuação em todo o estado é 20% inferior à necessidade real dos municípios.Outra dificuldade enfrentada é o fato da maioria dos soldados preferir atuar na capital, pelo fato do piso salarial ser mais alto, o que gera problemas para os municípios do interior.
Fonte: Jornal Candeia - Juliana Campos

Nenhum comentário: