terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A BIPOLARIZAÇÃO DAS TORCIDAS


ANTONIO BAYLÃO FILHO
(Texto publicado no Jornal Candeia em dezembro de 2007)

Sou corintiano por convicção e torcedor apaixonado. A derrota que empurrou o time para disputar a série B do campeonato brasileiro em 2008, entristeceu-me muito e causou a comoção de aproximadamente trinta milhões de torcedores fiéis.
Mas, passado o impacto do momento, o que se percebe é que nenhum corintiano está de cabeça baixa .O sentimento de amor ao time se evidenciou ainda mais na expressão de dor no rosto de cada alvinegro. Em 2008, estamos convocados para viver as grandes emoções da escalada vertiginosa de um retorno triunfal. Antes porém, temos o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, onde podemos conquistar a vaga para a Taça Libertadores da América.
Quanto aos torcedores dos outros clubes, o que transparece é o tamanho da importância que o Corinthians representa para todos. Somente um Gigante chamado Sport Club Corinthians Paulista consegue ocupar tanto espaço na rotina de conversas esportivas de cada um deles e também na imprensa televisiva, radiofônica, escrita e falada, fazendo do Corinthians um bipolarizador de torcedores apaixonados. Sendo o Timão a emoção do futebol. Para os não corintianos uma paixão às avessas, que se manifesta efusivamente nos momentos de derrota.
Amigos corintianos, que bom vê-los de cabeça erguida. Sinal da grandeza de um corintiano. As derrotas no futebol e na vida são normais. O que não é normal é deixar-se abater por elas, o que não é o nosso caso.
Desde já, convido a todos para a grande festa do Retorno Triunfal, em novembro de 2008.

Nenhum comentário: