quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Proclamação da República

Esse texto traz um registro dos principais trechos da fala do Prof.Baylão no dia da comenoração cívica da Ploclamação da República, na Escola Ephigênia.
O 15 de novembro é hoje um dos feriados menos evocativo, por não ter um herói, parada militar e forca.
A importância da data comemorativa está na troca da forma de governo, de Império para Repúblca. A República resgata o pricípio de que o país pertence para todos. A res-pública, é a coisa pública.
Durante o Impéro, a figura do imperador incorporava o Estado e as possoas não passavam de súditas. A implantação da República resgatou o Brasil para o cidadão, o colocando com o verdadeiro dono desse imenso país de mais de oito milhões e quinhentos mil quilometros quadrados.
A participação na proclamação e nos primeiros momentos da República, o povo carecia de consciencia. Na visão de jornalistas da época, ¨o povo que deveria ser o protagonista do evento, assistiu bestializado sem saber o significado¨ e outro ¨o Brasil não tinha povo¨.
A Repúlica foi a forma de governo implantado, ela consedeu ao povo o país, mas para cada cidadão usufruir dos seus bens, o regime colocado foi a democracia. Por esse regime a conquista se dá pelo mérito. È pelo esforço e conquistas pessoais que cada cidadão alcansará as melhores condições para a sua vidas pessoal. No âmbito coletivo, as conquistas se dão pela participação nas organizações e instituições.
Na preparação e formação do cidadão , a escola desempenha papel de destaque para encurtar as difereças nas oportunidades, criando condições para as pessoas usufruírem efetivamente das riquezas do país que é seu.

Prof.Baylão

Nenhum comentário: